Biometria

| AddThis

Serviços

A Montreal detém um dos maiores cadastros de dados biométricos da América Latina, com mais de 19 milhões de registros. No Brasil, é pioneira e líder no desenvolvimento de soluções baseadas na tecnologia AFIS – Automated Fingerprint Information System. A empresa atua no segmento em parceria com a alemã Dermalog Identification Systems, reconhecida internacionalmente pela excelência no desenvolvimento de sistemas de identificação biométrica.

As tecnologias desenvolvidas pela Montreal permitem o reconhecimento por impressões digitais, impressões palmares e identificação facial. Todos os sistemas são adaptados e aperfeiçoados para uso no Brasil e atendem aos requisitos e padrões internacionais aplicáveis.

Vários estados brasileiros contam com projetos implantados pela empresa para identificação civil, criminal e penitenciária, a partir do cadastro e identificação de registros biométricos. No Rio de Janeiro, por exemplo, essa base de dados é um dos pilares do Portal de Segurança do Governo do estado – um sofisticado sistema de inteligência, desenvolvido e administrado pela Montreal, que se ramifica por mais de uma dezena de secretarias e órgãos públicos. Outros quatro estados da Federação contam com os serviços de desenvolvimento, instalação e operação do sistema da Montreal: Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Roraima.

O portfólio da empresa reúne soluções biométricas para o controle do acesso físico a locais restritos ou acesso lógico a redes e aplicações sensíveis, a partir de tecnologias de reconhecimento facial e de impressões digitais. Ainda na área de biometria, a empresa oferece uma série de tecnologias inovadoras para o setor bancário, com foco em segurança e comodidade. Entre outros produtos e serviços, a Montreal desenvolveu, em parceria com a norte -americana Daon, um aplicativo de autenticação de operações bancárias, em dispositivos móveis, por meio do reconhecimento facial e de voz. O sistema, com duas camadas biométricas, pode evitar até 98% das fraudes conhecidas no segmento.

Aplicações

IDENTIFICAÇÃO CIVIL, CRIMINAL E PRISIONAL

Para reconhecimento e verificação biométrica de identidades, a Montreal emprega soluções na modalidade Software as a Software (SaaS). A utilização da ferramenta em modo cloud permite manter a privacidade e a inviolabilidade dos dados dos identificados. Multifuncional, a modalidade SaaS pode ser aplicada em qualquer tipo de transação pública, comercial ou financeira.

BIOMETRIA PARA MEIOS DE PAGAMENTO

Soluções integradas que permitem o controle das transações, a partir de uma ou mais formas de verificação e autenticação biométrica. A parceria com a companhia internacional Daon possibilitou à Montreal trazer para o Brasil tecnologia inovadora, que garante a segurança das transações bancárias realizadas por meio de dispositivos móveis e por bancos 100% digitais.

A plataforma de autenticação tem como foco o uso de dispositivos (câmera, microfone, GPS) embarcados em tablets e smartphones. A empresa tem expertise no desenvolvimento do banco de dados, que pode ser armazenado em nuvem, pela Montreal, assim como o desenvolvimento, a implementação e a manutenção do sistema.

Referências

SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL, CRIMINAL E PENITENCIÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O Sistema Estadual de Identificação do Estado do Rio de Janeiro (SEI/RJ) funciona como suporte a todos os órgãos de identificação civil, criminal, prisional e judiciária do estado. Desenvolvido, instalado e operado pela Montreal desde 1999, possui 19 milhões de registros, constituindo uma das maiores bases de dados da América Latina. As informações foram sistematizadas com base na tecnologia AFIS, da empresa parceira alemã Dermalog Identification Systems, e podem ser acessadas por varas criminais, institutos de polícia, delegacias e órgãos de identificação. O sistema de identificação civil e criminal da Montreal, o IdNet, também está presente nos estados do Acre, Alagoas, Roraima e Mato Grosso do Sul.

SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO LÓGICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Solução para acesso aos computadores e aplicações da Secretaria Municipal de Fazenda, segue o conceito “single-signon”, em que o usuário precisa autenticar uma única vez, acessando por um ponto de entrada. O controle do sistema é realizado em plataforma baixa, rede local em ambientes Windows e Novell, e em plataforma alta (mainframes Unisys).

SISTEMA DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O projeto desenvolvido para a Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj) integra a autenticação biométrica dos membros da Casa Legislativa para registro de presença e votação, com a infraestrutura de hardware e comunicação. Inclui live scanners acoplados às mesas dos parlamentares e dados de painéis digitais.

Prodasen - Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal 

 

Detran - RJ:

Uso: Civil, Criminal, Penitenciário, outros Órgãos Estaduais.

Postos/Estações: 360 Postos, 700 Estações, 45 Presídios.

Serviço: Desenvolvimento, Operação, Portal de Serviços.

 

Alagoas:

Uso: Civil.

Postos/Estações: 22 Postos, 50 Estações.

Serviço: Atendimento, Operação, Impressão e Entrega.

 

Acre: 

Uso: Civil, Criminal.

Postos/Estações: 7 Postos, 32 Estações, 10 Móveis.

Serviço: Suporte, Impressão.

 

Roraima: 

Uso: Civil, Criminal.

Postos/Estações: Postos, Estações, 2 Móveis.

Serviço: Suporte, Impressão.

 

Mato Grosso do Sul:

Uso: Civil, Criminal.

Postos/Estações: 17 Postos, 49 Estações, 6 Móveis.

Serviço: Suporte, Impressão.