Prevenção contra perda de dados: conscientizar é fundamental.

Vamos falar de prevenção contra perda de dados? Como fazer? Em tempos de LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e home office, é sem dúvida a pergunta do milhão.

Atender aos requisitos de Segurança da Informação quando a prestação dos serviços envolve essencialmente o uso de informações confidenciais e dados sensíveis, tornou-se ainda mais desafiador nesse novo cenário onde o trabalho home office, que até então era muito tímido, assumiu o protagonismo em muitas organizações.

No campo da tecnologia temos um diversificado cardápio de soluções de Workspace que viabilizam o trabalho home office em pequenas e grandes equipes. Essas soluções acomodam muito bem as necessidades e premissas para acessibilidade às ferramentas de trabalho, monitoramento de desempenho e produtividade, flexibilização no uso de hardwares e ainda asseguram a manutenção das políticas, práticas e controles de segurança existentes. Grandes provedores como MicrosoftVmWare e Citrix apresentam soluções robustas e adaptáveis.

Mas como bem sabemos, tecnologia por si só não é garantia de que a segurança das informações será assegurada. O comportamento humano tem muito peso nessa missão. E em um contexto onde temos indivíduos trabalhando com dados sensíveis em ambientes físicos não monitorados, cria-se um ambiente propício para a exploração de vulnerabilidades e consequentemente a perda de dados.

Parece desesperador, mas confie no poder da conscientização. A conscientização dos profissionais em primeiro momento soa como frágil mas, quando realizada dentro de um programa de conscientização bem estruturado e contínuo gera resultados incríveis.

Não sabe por onde começar? Baixe gratuitamente nosso e-book com dicas práticas para implementar e manter um programa de conscientização em sua organização, e assista a uma importante discussão sobre o assunto que aconteceu na Semana do Profissional de TI e da Inovação de 2020.  Confira!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn