Sociedade 5.0: Como impulsionar seus negócios.

Como as empresas podem impulsionar seus negócios a partir de uma sociedade sustentável.

O termo sociedade 5.0 surgiu no Japão em 2016, criado na Fifth Science and Technology Basic Plan e publicado na edição do ano 2017. Essa denominação representa uma visão de futuro da transformação na forma que a sociedade deve lidar com questões associadas a tecnologia e, principalmente, a sustentabilidade social, ou seja, centrado nas pessoas (human-centered) para possibilitar um equilíbrio entre os avanços econômicos com a resolução de problemas sociais (HITACHI-UTOKYO LABORATORY(H-UTOKYO LAB.), 2020).

Figura 1: Contextualização da Sociedade 5.0

Fonte: (HITACHI-UTOKYO LABORATORY(H-UTOKYO LAB.), 2020) (Pag. 11)

O mercado de tecnologia da informação é um dos mais afetados pelo desequilíbrio social, pois impede que milhares de pessoas tenham acesso a educação e treinamentos adequados para esta área por falta de recursos básicos como acesso à internet e/ou mesmo disponibilidade de um equipamento (computador, notebook) para se capacitar. Essa situação está clara no mercado e materializada nos indicadores referentes ao gap de profissionais de tecnologia versus a necessidade de contratação das empresas. Nesse sentido, estudos apontam um déficit de mais de 300 mil vagas até 2024.

O Grupo Montreal possui um programa de voluntariado interno com profissionais de suas áreas de TI e em parceria com outras empresas, para oferecer às pessoas a oportunidade de inclusão através de estudos e aprendizados técnicos em diversas trilhas de tecnologia da informação (TI), realocação em vagas de empresas parceiras de forma sustentada, visando um impacto social em uma ponta e na outra, e a garantia da continuidade dos negócios das empresas, frente aos desafios das evoluções tecnológicas em vislumbre na sociedade 5.0.

Pensamos à frente para funcionar agora! Se interessou pelo programa de capacitação e sustentabilidade social para os negócios? Participe com a gente!

MONTREAL, o futuro presente!


Contribuição: Diovani Luiz Merlo – Consultor de Tecnologia da Informação

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